HISTÓRIA
A empresa actualmente designada por Toitorres-Automóveis, S.A, foi fundada em 18 de Dezembro de 1971 com a denominação Biencard, Subtil & Adam, Ldª.
A 18 de Fevereiro de 1972 passa a designar-se Toitorres–Sociedade de Representações, Ldª. Nos anos de 1973 a 1977, o sócio fundador J. Biencard Cruz cede as suas posições ao sócio António Ferreira Nunes, que é actualmente o Presidente do Conselho de Administração da empresa.
Em 1981 verifica-se um aumento de capital social de 2.993€ para 54.868€, ano em que as vendas atingem o nº de 520 unidades novas 136 usadas. Em 1982 inicia-se o projecto das actuais instalações, que seriam inauguradas a 14 de Março de 1985, altura em que se verifica um novo aumento de capital social para 189.543€.
O ano de 1987 fica assinalado pela transformação da empresa em Sociedade Anónima, assumindo a actual designação de Toitorres-Automóveis, S.A, ao mesmo tempo que o capital social aumenta para 498.798€.
Em Outubro de 1988 são inauguradas novas áreas adicionais para Recepção e Serviços Administrativos Oficinais, procurando sempre a melhoria de Satisfação do Cliente. O capital social é novamente aumentado, desta vez para 598.557€.
Em 1989 a Toitorres vê os seus esforços, iniciados em 1986, reconhecidos com a atribuição da Certificação da Qualidade, sendo a primeira empresa na área dos Serviços, quer em Portugal quer na Europa, pelo que se tornou uma referência. Neste ano bate todos os recordes de vendas ao comercializar 720 unidades novas e 256 usadas, no total de 976 viaturas.
Em 1992 verifica-se novo aumento de capital, para 750.000€.
Em 1998 e 1999 a empresa comemora orgulhosamente o seu 25º aniversário e em 2002 fez a adaptação à nova Norma de Qualidade designada por ISO9001:2000.
Faz a apresentação da nova geração do modelo Toyota Corolla num evento que reuniu cerca de 2.000 pessoas .
Em 2007 e em paralelo com o lançamento do novo Toyota Auris, a Toitorres inaugura um novo espaço de exposição, resultante da ampliação dos espaços existentes. A empresa orgulha-se de ter sido um dos primeiros concessionários da Europa a adoptar a nova imagem da Marca Toyota, investindo cerca de 250.000€ nos seus Show Room’s , revestimentos exteriores e novos lay-out’s de acordo com as regras de Imagem Toyota.
Em 2008, a empresa recebe da Toyota Caetano Portugal e da Toyota Europa o Prémio Grau Ouro, atribuído ao elevado padrão de qualidade praticado no seu Serviço Após Venda.
Em Junho de 2009 a empresa faz a transição para o novo referencial da Norma de Qualidade ISO9001:2008.
Em Julho 2013 a empresa passa a ser certificada pela entidade certificadora QEC Certification.
Em Abril 2014, a Toitorres passa a dispor de uma outra área para comercialização de viaturas Toyota : Toyota Valor Certificado.
No ano de 2015 a empresa inicia a implementação do novo conceito de retalho (NCR) da marca Toyota sendo instalado o primeiro Hero Model para exposição de viatura em destaque no showroom, com equipamento interactivo para consulta de toda a informação referente a cada modelo e simulação do veiculo pretendido. É realizada a substituição do telhado dos espaços de Oficina e colocação de iluminação em sistema LED, com vista a uma maior luminosidade, conforto e economia de consumo.
A Toitorres adere ao Programa de Certificação de oficina Toyota Especializada em Híbridos com a implementação de espaço e equipamento próprios para assistência a viaturas híbridas, cumprindo as normas definidas pela Marca, tendo em consideração os quatro pilares fundamentais desta especialização: Serviço, Competências, Atenção ao Cliente e Segurança.
Em 2016, e sempre sob orientação da marca, continua a implementação do novo NCR, com a criação do espaço Hero Modelo para viaturas Híbridas, renovação dos espaços interiores do showroom, área de recção Após Venda e substituição de sistema de ar condicionado nas instalações, permitindo maior conforto para colaboradores e clientes. Também neste ano, a Toitorres implementa o programa informático DMS de gestão Spiga+. Estes investimentos totalizam 70.000€.
O ano de 2017 começa com a novidade do novo modelo Toyota C-HR, que veio trazer uma dinâmica grande na captação de novos clientes e nas vendas, resultado da inovação no design deste novo Toyota. No primeiro semestre do ano completa-se a modernização dos espaços com o novo mobiliário, quer no showroom quer na área de receção da Oficina. É implementado o sistema de Receção Ativa preconizado pela marca.
No ultimo trimestre do ano, a Toitorres faz a transição para o novo referencial do seu Sistema de Gestão de Qualidade, a ISO9001:2015, após auditoria de renovação pela entidade QEC.
O ano de 2018 termina com um balanço muito positivo.
Foram vários os momentos ao longo do ano que assinalaram a celebração do 50 anos da marca Toyota em Portugal, o objectivo de vendas de viaturas novas foi ultrapassado e registou-se um aumento considerável de comercialização de modelos híbridos, que representam já, cinquenta por cento das vendas totais.
Também o novo Regulamento Geral de Protecção de Dados, veio exigir novas dinâmicas nos procedimentos habituais porque, embora já fosse nossa prática tratar e proteger os Dados dos nossos clientes, verificou-se a necessidade de criar ajustes de acordo com o Regulamento e em paralelo com a marca representada.
Em Setembro, a empresa garantiu a renovação da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, após auditoria realizada a diversos processos de gestão pela entidade certificadora.
O Toyota Day, a 10 de Novembro, registou uma grande adesão de clientes ao serviço Após Venda para realização de check-up’s gratuitos e nas Vendas houve vários negócios de viaturas novas, com oferta de condições especiais de aquisição aos clientes.
Quase no final do ano, a Toitorres obteve junto do Banco de Portugal, autorização para o desempenho da actividade de Intermediação de Crédito.
O ano de 2019 começou repleto de expectativas face aos lançamentos de novos modelos anunciados, perspectivando-se bastante positivo.
O novo modelo Toyota RAV4, completamente renovado, impressionou pelo novo design e pela performance apresentada conquistando clientes e proporcionando um número de negócios muito interessante. Também a tão anunciada Nova Geração Toyota Corolla, o carro mais vendido em todo o mundo, surgiu com uma gama alargada nas versões Hatchback, Touring e Sedan, satisfazendo os clientes mais exigentes. O Toyota Camry, há muito afastado do nosso mercado, voltou a estar disponível com uma oferta de mobilidade de nível superior. Por todos estes motivos, e continuando a apostar na oferta variada de motorizações híbridas, não foi difícil alcançar e até ultrapassar os objectivos de vendas para o ano.
Organizou-se pela primeira vez, o Dia Toitorres, com o objectivo de reunir clientes e colaboradores num convívio salutar e despretensioso, que resultou muito bem, tendo estado presentes cerca de 130 clientes e famílias nas instalações da empresa para almoço, convívio e animação. No Após Venda foi um ano também muito positivo, tendo mais uma vez acontecido o Toyota Day, com uma excelente adesão dos clientes ao convite para participarem.
O ano de 2020 prometia ser excelente mas fica marcado como um “ano horribilis” nas nossas memórias, pela Pandemia do Covid-19. Os lançamentos previstos ficaram adiados ou prejudicados, como foi o caso da nova Toyota Proace City e da Nova Geração Toyota Yaris. Eventos cancelados, tivemos que nos adaptar às circunstâncias, definir plano de contingência e implementar regras e etiquetas de procedimento, salvaguardando a saúde dos colaboradores e dos clientes, no cumprimento das normas da DGS e de modo a podemos continuar a dar assistência técnica e promover vendas.
Em outubro, e cumprindo o nosso programa de Sistema de Gestão da Qualidade, fomos auditados pela empresa certificadora, verificando-se o total cumprimento de todos os requisitos exigidos nos diferentes processos, tendo sido alcançada a renovação da Certificação da Qualidade.
Felizmente, em termos de saúde, a nossa equipa não foi atingida pela Pandemia, mas os objectivos estabelecidos ficaram muito distantes do real. Lay off, distanciamento, receio, incerteza na conjuntura sócio económica, confrontaram-nos com um final de ano, que podendo ser ainda pior, não foi de todo bom.
Reinventámo-nos para ultrapassar as adversidades apresentadas, transformando as ameaças em oportunidades, e esse, será certamente, o que de mais positivo fica de 2020. Resiliência, sempre presente.