Yaris_wrc-2019-Suecia_1

Toyota Yaris WRC de Tänak vence o Rali da Suécia

18 Fevereiro, 2019

Yaris_wrc-2019-Suecia_2_A TOYOTA GAZOO Racing celebrou a sua primeira vitória da época no Campeonato Mundial de Ralis de 2019. Ott Tänak aos comandos do Toyota Yaris WRC venceu o rali da Suécia e ainda foi o mais rápido na derradeira Power Stage, arrecadando o máximo de pontos possíveis. Numa extraordinária exibição de perícia e velocidade, o piloto Estónio alcançou a sétima vitória da carreira. Foi ainda a segunda vitória em três anos para o Toyota Yaris WRC na Suécia onde obteve o seu primeiro triunfo em 2017. Kris  Meeke terminou em sexto da geral e Jari-Matti Latvala em vigésimo primeiro.

Os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing começaram bem a etapa de abertura na quinta-feira à noite em Karlstad ao terminar no Top 10. Ott  Tänak foi o melhor piloto da Toyota com o quarto tempo mais rápido, logo seguido do seu colega, Jari-Matti Latvala, que terminou a noite em quinto, enquanto Kris Meeke ficou em nono da geral, a apenas 4,4 segundos da liderança. O quarto Yaris WRC conduzido pelo regressado bicampeão Marcus Gröhnholm (como entrada privada) também ficou entre os 10 primeiros, ao alcançar o oitavo lugar.

Na sexta-feira, Ott Tänak e Jari-Matti Latvala lutaram pela liderança no primeiro dia completo de prova, que contou com uma grande variedade de condições, com temperaturas mais quentes do que o habitual que derreteu muito rapidamente a neve e o gelo. Tänak venceu duas das três especiais da manhã e terminou o dia no  segundo lugar da geral, a apenas 2 segundos do líder. Latvala passou de terceiro para a liderança do rali na primeira etapa da tarde, mas na fase final do dia, quando estava em segundo lugar, ficou preso num banco de neve sendo obrigado a parar e a recomeçar muito atrasado no sábado. Kris Meeke terminou o dia na oitava posição.

No sábado, Ott Tänak impôs um ritmo fortíssimo e terminou o dia na liderança do rali da Suécia, com quase um minuto de vantagem. Kris Meeke ganhou dois lugares, subindo para sexto no início do dia, posição que manteve até ao final do dia. Kris registou ainda o salto mais longo (41 metros) em Colin’s Crest (salto em homenagem ao seu mentor Colin McRae) durante a sua segunda passagem por Vargäsen.

Jari-Matti Latvala regressou ao rali com um bom ritmo mas terminou o dia em vigésimo quinto da geral.

No domingo, Tänak continuou a perseguir a vitória controlando o seu tempo e gerindo os pneus nas duas primeiras especiais para ser mais rápido na Power Stage por  3,5 segundos, arrecadando cinco pontos adicionais. Com o seu co-piloto Martin Järveoja, Ott Tänak  é agora líder na classificação do campeonato de pilotos pela primeira vez na sua carreira.

No segundo rali com a TOYOTA GAZOO Racing, Kris Meeke manteve a sexta posição da geral. Esta classificação permitiu à equipa conquistar uma vantagem de um ponto no campeonato de construtores. Jari-Matti Latvala terminou o fim de semana em vigésimo primeiro.

Yaris_wrc-2019-Suecia_3    Yaris_wrc-2019-Suecia_4

Categoria: