Toyota Yaris WRC de Tänak vence o novo Rali do Chile
A TOYOTA GAZOO Racing celebrou a sua segunda vitória da época no Campeonato Mundial de Ralis FIA de 2019. Ott Tänak aos comandos do Toyota Yaris WRC venceu e convenceu no rali do Chile e ainda foi o mais rápido na derradeira Power Stage, arrecadando mais pontos para o campeonato. O jovem piloto da Toyota sai do Chile em segundo lugar no campeonato de pilotos, a apenas 10 pontos do líder.
Pela primeira vez no calendário do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, todas as equipas estrearam as suas notas em novos percursos no Rali do Chile. Kris Meeke ainda arrecadou pontos para a equipa ao terminar o rali em décimo da geral e Jari-Matti Latvala em décimo primeiro.
O Toyota Yaris WRC liderou ao longo de um exigente dia de abertura do rali. Depois de vencer três das primeiras etapas da prova, Ott Tänak terminou o dia de sexta feira com uma vantagem de 22,4 segundos. Os seus companheiros de equipa Jari-Matti Latvala e Kris Meeke terminaram o dia na terceira e quinta posições, respectivamente. Os troços pelas florestas Chilenas, com lama e piso bastante escorregadio, foram um grande desafio para pilotos e máquinas, no entanto, os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing conseguiram mostrar como o Yaris WRC está competitivo.
Ott Tänak continuou a liderar no segundo dia, dilatando a sua vantagem para meio minuto. O piloto começou a manhã com uma vantagem de 22,4 segundos, vantagem essa que aumentou para 34,6 s na paragem para serviço ao meio-dia. À tarde conseguiu novamente estabelecer o tempo mias rápido, em SS11, com condições meteorológicas em alteração, passando de sol intenso para chuva e neblina.
Jari-Matti Latvala esteve envolvido numa emocionante disputa pela segunda posição durante a maior parte do dia, tendo sido obrigada a parar, infelizmente, na etapa final depois de bater numa pedra com a roda dianteira esquerda e danificar o eixo de transmissão. No entanto, a equipa reparou o Yaris WRC durante a noite para que o Finlandês voltasse a correr até ao fim da prova.
Kris Meeke começou o segundo dia em quinto da geral mas capotou a baixa velocidade na primeira especial. Perdeu bastante tempo, mas ainda conseguiu completar a especial e estabelecer bons tempos nas duas especiais seguintes, apesar de ter que conduzir sem o para-brisas. Depois de um óptimo trabalho da equipa, que reparou os danos no serviço de almoço em apenas 40 minutos, Kris Meeke terminou o dia no top 10 da classificação geral.
No domingo, Tänak começou com uma vantagem de meio minuto, mas com os dois pilotos atrás dele a pressionar não podia baixar o ritmo e acabou mesmo por ser 1,3 segundos mis rápido que do que qualquer outro na Power Stage, conquistando a vitória no Rali com 23,1 segundos de avanço para o segundo classificado.
Os companheiros de equipa Jari-Matti Latvala e Kris Meeke também tiveram um bom desempenho
na Power Stage, estabelecendo o terceiro e quinto melhores tempos. Respectivamente. Kris Meeke passou de décimo lugar para oitavo no último dia, mas acabou classificado em décimo lugar depois de receber uma penalização, (de um minuto) porque a equipa removeu o para-brisas partido na área de controlo no sábado antes da SS8. Jari-Matti Latvala terminou o rali em 11º lugar.
A equipa continua em segundo lugar no campeonato de fabricantes, reduzindo a diferença para 29 pontos.