Yaris_wrc-2019-finland_1

Toyota Yaris WRC de Tänak vence novamente na Finlândia

5 Agosto, 2019

Yaris_wrc-2019-finland_4Pelo terceiro ano consecutivo, o Toyota Yaris WRC vence o rali da Finlândia. Ott Tänak repetiu a vitória do ano passado, aumentando a sua liderança no campeonato Mundial de Ralis da FIA, enquanto Jari-Matti Latvala, que competiu frente aos seus compatriotas, terminou em terceiro lugar. Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing, que conta com a sua base na Finlândia,  mantém a tradição  (desde a sua estreia em 2017) de colocar todos os anos dois Toyota no pódio do rali da Finlândia.

A prova finlandesa arrancou na quinta-feira, dia 1 de agosto, com a super especial de Harju, um percurso composto por gravilha e asfalto com apenas 2,31 kms de extensão. Ott Tänak terminou em segundo lugar, a 0,7 segundos do tempo mais rápido, com Kris Meeke em terceiro, a meio segundo do seu companheiro de equipa. Jari-Matti Latvala obteve o sexto tempo mais rápido, a apenas 2,4 segundos da liderança.

Na sexta-feira, os três pilotos da Toyota, lutaram pela liderança nas dez especiais pelas florestas escandinavas. Jari-Matti Latvala terminou o dia na frente da prova, 1,2 segundos à frente do companheiro de equipa Kris Meeke. Ott Tänak ficou  a apenas 2,6 segundos de distância da liderança, na quarta posição.

No sábado, assistiu-se novamente a um duelo entusiasmante, com Ott Tänak a assumir a liderança, ao vencer a primeira etapa da manhã e Latvala a regressar à liderança na especial seguinte. Naquele momento, o trio de pilotos aos comandos do Toyota Yaris WRC estavam separados por apenas 0,6 segundos, no entanto, uma rocha do lado de fora de uma curva rápida (em SS14) causou problemas para dois pilotos. Kris Meeke  embateu e partiu a suspensão traseira esquerda, sendo obrigado a desistir. Latvala também deu um toque na rocha, danificando uma roda e perdeu cerca de 13,9 segundos para Tänak. Ott Tänak foi capaz de gerir a sua vantagem durante a tarde, enquanto Latvala terminou o dia em terceiro, tendo adotado uma abordagem mais cautelosa dada a sua margem de 21,7 segundos em relação ao quarto lugar.

Nas quatro derradeiras especiais de domingo, Ott Tänak manteve a liderança e, logo na primeira especial, aumentou a sua vantagem para 20 segundos. Com o seu co-piloto Martin Järveoja, Ott Tänak alcançou o tempo mais rápido na Power Stage, fazendo  “o pleno” ao obter o máximo de pontos possíveis na prova  (30 pontos). Com este resultado, o piloto Estónio aumenta a sua liderança no campeonato de pilotos para 22 pontos.

Latvala e o seu co-piloto, Mikka Antilla, mantiveram um bom ritmo até final, assegurando o primeiro pódio da temporada. O duplo pódio ajuda a equipa Toyota a aproximar-se do líder no campeonato de construtores.

Kris Meeke reiniciou de manhã, mas teve que parar novamente na penúltima etapa quando chocou numa pedra do lado de dentro de uma curva e danificou o canto dianteiro esquerdo do seu carro.

Yaris_wrc-2019-finland_3

Categoria: