
Toyota Yaris WRC de Tänak termina em segundo no Rali do México
Ott Tänak conquistou um excelente segundo lugar no Rali do México, uma prova extremamente exigente e bastante dura para todos os pilotos.
Com este resultado, o piloto Estónio da TOYOTA GAZOO Racing mantem a liderança no campeonato mundial de pilotos das FIA.
Os três Yaris WRC terminaram o primeiro rali em terra da época entre os oito primeiros, ajudando a TOYOTA GAZOO Racing a aumentar a sua vantagem no campeonato de construtores.
Na etapa de abertura pelas espectaculares ruas e túneis da cidade de Guanajuato, o piloto do Toyota Yaris WRC, Kris Meeke, fez o terceiro melhor tempo antes da organização parar o evento por razões de segurança. Não tendo tido a oportunidade de fazer o percurso de 1,14 Km, Ott Tänak foi um dos três pilotos a quem foi atribuído um tempo idêntico ao do colega Meeke, a 0,6 segundos do tempo mais rápido. Latvala ficou classificado em 10º, a apenas 1,7 segundos do melhor tempo.
No primeiro dia inteiro de prova, na sexta-feira, a TOYOTA GAZOO Racing terminou com dois Yaris WRC na terceira e quarta posição. Com troços altamente exigentes, devido ao piso em terra com pedras, Kris Meeke alcançou o terceiro lugar da geral a 6,3s do segundo lugar e à frente do companheiro de equipa Ott Tänak. Jari-Matti Latvala estava no top 4, mas devido a um problema elétrico, ao final do dia, foi obrigado a parar, recomeçando no sábado.
Ott Tänak, terminou o dia de sábado num duelo pelo segundo lugar vencendo em dois troços, e reduzindo a sua diferença para o segundo lugar de 22,4s para 2,2s. O seu companheiro de equipa Kris Meeke garantiu a liderança do rali na especial de abertura de sábado com uma vitória impressionante, no entanto, um furo pouco depois, veio atrapalhar as suas hipóteses de alcançar a vitória.. Jari-Matti Latvala também mostrou grande velocidade, contribuindo para que a Toyota conseguisse os cinco tempos mais rápidos de seis troços em terra e subindo assim na tabela classificativa.
No domingo, Tänak continuou a perseguir o segundo lugar. Com o seu co-piloto Martin Järveoja, Ott Tänak alcançou a segunda posição com uma vitória no primeiro troço do dia, e foi mais rápido no seguinte, dilatando assim a sua vantagem. Um furo negou-lhe a possibilidade de ganhar pontos extra na Power Stage, mas manteve o segundo lugar da geral e a liderança no campeonato.
Kris Meeke na quinta posição durante a noite, poupou os seus pneus para a Power Stage, onde foi o segundo mais rápido para conquistar quatro pontos de bónus, a apenas um décimo de segundo do primeiro. Jari-Matti Latvala completou o trio de Yaris WRC em oitavo da geral.