Toyota Yaris WRC de Tänak sobe ao pódio em Monte Carlo
Ott Tänak entregou um pódio à TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team com uma extraordinária recuperação no histórico rali de Monte Carlo, ao conseguir recuperar de sétimo até ao terceiro lugar da geral. Jari-Matti Latvala terminou em quinto e Kris Meeke em sexto da geral, depois de vencer a Power Stage e completar uma estreia competitiva aos comandos doToyota Yaris WRC.
A velocidade do Yaris WRC e a eficácia de toda a equipa ficou bem patente no primeiro rali da época do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA de 2019, uma vez que, apesar dos problemas de Ott Tänak e Kris Meeke com paragens para trocarem de roda, os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing terminaram no Top 6 do rali.
Ott Tänak começou bem o rali ao vencer a etapa de abertura na quinta –feira à noite, enquanto Kris Meeke ficou em sétimo, na sua estreia no Toyota Yaris WRC.
No final de sexta-feira Jari-Matti Latvala era o piloto mais bem colocado da TOYOTA GAZOO Racing, após um primeiro dia desafiante para a equipa. Latvala terminou o dia em quarto lugar da geral, sempre a pressionar os lugares do pódio. Os seus companheiros de equipa, Ott Tänak e Kris Meeke, terminaram o dia em sétimo e oitavo, depois de ambos terem que parar para trocar uma roda.
O dia de sábado foi muito positivo para a Toyota. Ott Tänak venceu as quatro especiais do dia ; Jari-Matti Latvala ficou a apenas 2,3 segundos de um lugar no pódio deixando antever uma forte luta para o ultimo dia de prova. Tänak terminou a 15 segundos de Latvala logo em quinto lugar, enquanto Kris Meeke fechava o dia em sexto da geral.
No domingo, Tänak continuou a perseguir um lugar no pódio e continuou a grande ritmo ao vencer os dois primeiros troços da manhã, recuperando mais de um minuto para alcançar o terceiro lugar no final do rali. Latvala terminou em quinto, a apenas 1,7 segundos do quarto lugar. Meeke terminou em sexto mas mostrou toda a sua velocidade ao conseguir ser segundo em quatro especiais e ao terminar com “nota máxima” ao conquistar o máximo de cinco pontos na Power Stage .