
Toyota Yaris WRC com resultado histórico na Rali da Finlândia

A TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma vitória impressionante no Rali da Finlândia com Esapekka Lappi a alcançar a sua primeira vitória e Juho Hänninen a subir ao terceiro lugar do pódio. Este rali ficará ainda na história por ser a primeira prova em que os dois pilotos TOYOTA GAZOO Racing subiram ao pódio e onde o Yaris WRC liderou 22 dos 25 setores e venceu 18. Numa clara demonstração de velocidade, os Yaris WRC terminaram em primeiro e segundo lugar em 13 troços, terminando até um dos sectores com os 3 Toyota nas 3 primeiras posições.
Jari-Matti Latvala foi obrigado a desistir da liderança no sábado, mas voltou à acção no domingo e foi o mais rápido em mais três sectores – num deles em conjunto com Juho Hänninen. Jari-Matti Latvala obteve ainda o quarto lugar na Power Stage conquistando dois pontos adicionais para o campeonato, num fim de semana histórico para toda a equipa.
Akio Toyoda (Presidente da Equipa e da Toyota), salientou: “Esapekka Lappi trouxe-nos o melhor resultado possível num rali em que a equipa está em “casa” e gostaria de expressar o meu apreço a todos os nossos fãs pelos eu forte apoio celebrando este momento especial juntos. Juho Hänninen também alcançou o melhor resultado da carreira: como nosso principal piloto de teste desde o início do projecto, o Yaris WRC não teria nascido sem ele. Sinto muito por Jari-Matti Latvala, que foi afetado por um problema técnico, mas a sua condução no último dia mostrou novamente que ele nunca desiste e estamos muito orgulhosos do seu desempenho. Para mim, o rali da Finlândia é um evento especial que visitei há 3 anos , conversando com Tommi Makinen sobre como criar automóveis cada vez melhores. Em seguida, iniciamos este projeto, com a ideia de aprender mais sobre como criar automóveis melhores através dos ralis. Aqui, acredito que o nosso Yaris WRC mostrou um desempenho significativo porque foi desenvolvido em estradas na Finlândia. Logo, foi um momento realmente emocionante – ao assistir ao evento na televisão do Japão – ao ouvir os dois hinos nacionais: o finlandês e o japonês na subida ao pódio. Agora vamos continuar a aprender ao longo do ano. Os maiores desafios ainda estão para vir. Obrigada a todos os fãs pelo seu apoio contínuo.”
A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis FIA é o Rali da Alemanha, de 17 a 20 de Agosto. Este 10º rali da época é um regresso ao asfalto e promete ser mais uma dura prova para o Toyota Yaris WRC.