Toyota veio para ficar e comemora 50 anos em Portugal
A Toyota celebra este ano os 50 anos desde que chegou oficialmente ao nosso país, tendo sido firmado o contrato de representação da marca nipónica a 17 de fevereiro de 1968 pelas mãos de Salvador Fernandes Caetano, que no primeiro ano comercializou 180 viaturas, tendo até ao presente vendido um acumulado de mais de 618 mil unidades em 50 anos.
De janeiro a dezembro deste ano, a Toyota irá comemorar os momentos marcantes do passado, no entanto, continuará a projetar um futuro de inovação e modernização da marca com as suas tecnologias de eletrificação. Em homenagem à visão do próprio Salvador Fernandes Caetano que afirmava: “Hoje como ontem, a nossa vocação continua a ser o Futuro.”
A presença da Toyota em Portugal ao longo dos últimos 50 anos é indissociável da história da sociedade portuguesa, tendo evoluído em sintonia com os valores e cultura do nosso país. A célebre frase publicitária criada pela agência de Artur Agostinho “Toyota veio para ficar!” permanecerá para sempre na memória dos portugueses e logo passados 5 anos do início da comercialização da marca em território luso, em 1971, foi trazida para Ovar a primeira fábrica da Toyota a ser implantada na Europa. Desde então em atividade e de onde atualmente exporta toda a sua produção do modelo Land Cruiser 70. O primeiro modelo a ser comercializado no nosso país foi um Corolla (KE10) que, ao longo das suas 10 gerações, vendeu mais de 180 mil unidades em Portugal. O modelo produzido durante mais tempo na fábrica foi o modelo Dyna que em conjunto com a Hilux consolidou a imagem de robustez e fiabilidade da marca em Portugal.
Entre outros marcos da sua história refira-se a chegada ao nosso país do primeiro híbrido de produção em série do mundo, o icónico Toyota Prius, em 2000 (3 anos depois de ter sido lançado a nível mundial). Em 2007 a Toyota voltou a ser pioneira com o Prius agora com carregamento externo – o Prius Plug-In (PHV) e com o lançamento da 2ª geração o ano passado a marca conta com mais de 10 anos de experiência nesta tecnologia. Outro marco no desenvolvimento de veículos eletrificados foi o lançamento do Toyota Mirai – o primeiro sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo e que circulou pela primeira vez em Portugal em 2017 por altura de comemoração dos 20 anos da tecnologia híbrida. Estes modelos resultam da aposta na sustentabilidade ambiental, passados mais de 20 anos da sua introdução a Toyota acaba de atingir vendas acumuladas de 11,47 milhões de veículos eletrificados.
Tendo vendido até ao presente um acumulado de mais de 618.000 unidades em território nacional, a Toyota possui atualmente uma gama de 16 modelos e conta com uma gama alargada de 8 modelos eletrificados com a tecnologia “Full Hybrid” com provas dadas na indústria.
Em 2017, a marca Toyota encerrou o ano com uma quota de mercado de 3,9% correspondente a 10.397 unidades registando um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. Consolidando a sua posição de liderança na eletrificação automóvel alcançou em Portugal um aumento expressivo na venda de viaturas híbridas (3.797 unidades), com um crescimento de 74,5%, face ao ano 2016 (2.176 unidades).
Com uma rede de 26 concessionários, 46 showrooms, 57 oficinas de reparação e comercialização de peças, num total de aproximadamente 1500 pessoas pertencentes à família Toyota em Portugal, a Toyota continua com uma presença forte e com uma rede de retalho em constante modernização.
Fundada em 1937 no Japão, a Toyota passa dos teares para os automóveis e toda a sua filosofia assenta no princípio de “fazer mais com menos”, assegurando sempre a qualidade e a fiabilidade dos seus produtos, assim como o respeito pelo ambiente e a máxima preocupação com a satisfação dos seus clientes, assentando toda a sua atividade na filosofia de gestão “Toyota Way” – baseada no Kaizen (melhoria contínua), na inovação e desenvolvimento, na sustentabilidade, na motivação e criatividade da equipa. A Toyota procura “criar automóveis cada vez melhores” no sentido de prestar continuamente o melhor serviço ao Cliente.