
Toyota Research Institute Apoia CARLA, o Simulador de Condução Autónoma
O Toyota Research Institute(TRI) está a ampliar o seu apoio a plataformas de código aberto através da doação de 100.000 dólares à Universidade Autónoma de Barcelona, para acelerar o desenvolvimento de um simulador de código aberto de condução autónoma, chamado CARLA – Car Learning to Act – O carro que aprende a agir.
“O avanço tecnológico e crescimento são possíveis graças à colaboração e ao apoio da comunidade”, referiu Vangelis Kokkevis, director de simulação de condução do TRI. “Promover o desenvolvimento de uma plataforma de simulação aberta comum permitirá à TRI e aos seus parceiros, académicos e industriais, uma melhor troca de código de programação, informação e dados.” CARLA está disponível no Github e o seu desenvolvimento está a cargo do centro de Visão por Computador (CVC) da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) em Espanha. O simulador de código aberto sem fins lucrativos é para o desenvolvimento, formação e validação de sistemas de condução autónoma urbana. Está projetado para garantir a estabilidade de veículos autónomos em inúmeras situações que nem sempre são passíveis de serem testadas no mundo real. Pensado para permitir o máximo de flexibilidade e realismo, CARLA oferece uma infinidade de condições ambientais, sendo projetado para ser ampliado e facilmente modificado para atender a necessidade de projetos específicos.
A equipa que desenvolveu o CARLA, planeia utilizar a oferta de TRI para expandir a sua equipa de engenharia e as capacidades do simulador. O Dr. António Lopez, responsável pelo projecto na CVC, referiu que “o CARLA nasceu para democratizar a pesquisa sobre condução autónoma, apoiando a formação e testes de condutores de Inteligência Artificial além das limitações do mundo real. O trabalho conjunto dos engenheiros, artistas e cientistas do CARLA está a tornar isso possível. Obviamente, precisamos de continuar a trabalhar para permitir que o CARLA atinja a sua maturidade plena, e é por isso que o patrocínio da Toyota é altamente valioso”.
O CARLA é outro grande compromisso da TRI para uma plataforma de código aberto. Nos últimos dois anos a TRI tem doado de forma significativa para a Open Source Robotics Foundation (OSRF), que oferece à comunidade global de robótica acesso a software e ferramentas de desenvolvimento de código de programação aberto para robótica. A TRI também é o principal contribuinte do Drake, uma “caixa de ferramentas” de código aberto C++ criada pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) para analisar a dinâmica de robôs e sistemas de controlo de edifícios.