Toyota no Rali de Monza: Ogier e Ingrassia vencem sétimo titulo mundial de pilotos com o Yaris WRC
Sébastien Ogier e o seu co-piloto Julien Ingrassia venceram o Rali de Monza e conquistaram o seu sétimo título Mundial de Pilotos de Rali da FIA, ao volante do Toyota Yaris WRC. Ogier alcançou este feito notável na sua primeira época com a TOYOTA GAZOO Racing. Com este título, o francês torna-se no quinto piloto a ganhar o título do WRC aos comandos de um Toyota e volta a conseguir vencer o campeonato em 2020, após a vitória de Ott Tänak com a Toyota, em 2019.
Numa época atípica, com uma longa paragem devido à pandemia do novo coronavírus, Ogier entrava na última prova do campeonato em segundo lugar da classificação de pilotos, atrás do seu companheiro de equipa Elfyn Evans. A prova italiana, adicionada ao calendário do mundial de ralis, mostrou-se exigente e muito desafiante.
Ogier arrancou na quinta-feira 3 de dezembro e mostrou logo ao que vinha, conseguindo ser o mais rápido e tornando-se no primeiro líder da prova Italiana. O segundo dia, deu lugar a especiais extremamente técnicas de superfície mista no circuito de Monza, que se tornaram extraordinariamente desafiantes pela chuva contínua. No sábado, as equipas aventuraram-se por estradas de montanha e encontraram condições de neve e gelo extremamente traiçoeiras.
Já vencedor na Suécia e na Turquia este ano, naquela que também foi a sua primeira época com a Toyota, Elfyn Evans estava bem posicionado, no sábado, para ser campeão. Era terceiro da geral quando saiu de estrada numa direita incrivelmente escorregadia. O piloto britânico lamentou a situação uma vez que foi a primeira vez, este ano, que terminou uma prova fora dos quatro primeiros, precisamente quando mais precisava de pontuar.
Com o caminho livre para alcançar o campeonato de pilotos, Ogier, assumiu a liderança do rali na manhã de sábado, em condições comparáveis às do Rali Monte-Carlo, onde já venceu sete vezes. Conseguiu uma vantagem de 17,8 segundos, num último dia, novamente marcado pela chuva, vencendo o rali com uma vantagem final de 13,9s.
No lugar mais alto do pódio de Monza, Tommi Mäkinen juntou-se a Ogier e Ingrassia recebendo também o troféu naquele que foi o seu último evento como Diretor de Equipa, antes de assumir funções como Conselheiro de Desporto Automóvel da Toyota, a partir de janeiro de 2021.
A Toyota termina com a dobradinha na classificação de pilotos e co-pilotos, com Evans e o seu navegador, Scott Martin, na segunda posição, após uma época emocionante na qual lutaram pelo campeonato pela primeira vez. Completando um ano notável da Toyota com a sua nova formação de pilotos, Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen garantiram o quinto lugar no campeonato.
No campeonato de fabricantes, a Toyota terminou em segundo lugar, a cinco pontos do vencedor, tendo o Yaris WRC vencido quatro das sete provas.
No programa TOYOTA GAZOO Racing WRC “Challenge”, Takamoto Katsuta completou o seu programa de cinco provas ao volante do Yaris WRC com a vitória na Power Stage final de Monza.