Toyota Mirai testado pelo Parlamento Europeu

11 Março, 2020

Frota do Parlamento Europeu complementada de 2 a 16 de março com o Toyota Mirai, o inovador veículo eléctrico, zero emissões, movido a hidrogénio;

Mirai a pilha de combustível (Fuel Cell  Eletric Vehicles – FCEV) testado na área de Bruxelas, e em deslocações entre Bruxelas e Estrasburgo;

Com o objectivo de promover ainda mais o hidrogénio e a pilha de combustível nos mercados europeus;

Em Portugal, em 2018, o Ministro do Ambiente – João pedro Matos Fernandes, conduziu e elogiou o inovador modelo da Toyota durante uma visita à sede do Grupo Salvador Caetano em Vila Nova de Gaia.

Para promover ainda mais o hidrogénio e a pilha de combustível em mercados europeus, um Toyota Mirai foi adicionado à frota do Parlamento Europeu para testes entre 2 e 16 de março. Os membros do Parlamento Europeu terão a oportunidade de se deslocar no Toyota Mirai – o inovador veículo eléctrico, zero emissões, movido a hidrogénio. O Toyota Mirai será utilizado na área de Bruxelas mas também vai ser utilizado para deslocações entre Bruxelas e Estrasburgo. Ao testar o Toyota Mirai, o Parlamento Europeu pretende apoiar o seu pedido aos vários países membros na adoção de veículos com zero emissões e a respectiva infraestrutura alternativa de reabastecimento.

O interesse da sociedade pelo hidrogénio, tem aumentado recentemente à medida que se torna mais evidente que tem o potencial de contribuir significativamente para a redução de CO2 nos transportes e noutros sectores onde a electrificação 100% a baterias tem os seus limites. Conforme exigido pelo Parlamento Europeu, a pilha de combustível é relevante para uso intensivo e para veículos eléctricos que percorrem longas distâncias, emitindo apenas vapor de água. O Mirai será abastecido na estação de hidrogénio da Air Liquid, construída nas instalações do Centro Técnico da Toyota em Zaventem e utilizará a rede de estações de hidrogénio da H2 Mobility Alemanha, quando se deslocar a Estrasburgo.

Didier Stevens, responsável da Toyota Motor Europe para Assuntos Europeus e Governamentais, referiu: “É de grande importância para nós que esta tecnologia possa ser experimentada por tantas pessoas quanto possível. É para nós um orgulho adicionar um Toyota Mirai à frota do Parlamento Europeu”

Também em Portugal, numa visita à sede do Grupo Salvador Caetano em Vila Nova de Gaia, a 25 de maio de 2018, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes conduziu e elogiou o inovador modelo eléctrico da Toyota. Esta visita contou com a presença de José Ramos, Presidente da Toyota Caetano Portugal e de Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara de Gaia, num sinal de apoio por esta tecnologia mais sustentável.

A estratégia de electrificações da Toyota está centrada na aceleração significativa do desenvolvimento e lançamento de veículos híbridos (HEV – Hybrid Electric Vehicles), híbridos plug-in (PHEV – plug in Hybrid Electric Vehicles), veículos 100% eléctricos (BEV – battery electric vehicles), e veículos a pilha de combustível (FCEV – Fuel Cell Eletric Vehicles). A Toyota tem concentrado esforços no sentido de criar automóveis cada vez mais evoluídos e uma sociedade cada vez melhor, tendo vendido até à data mais de 15 milhões de veículos electrificados em todo o mundo.