TOYOTA GAZOO Racing vence pela segunda vez consecutiva as 24H de Le Mans

17 Junho, 2019

06-19-wec-2018-2019ToyotaHybrid_8 Le MansA TOYOTA GAZOO Racing venceu a 87ª edição das 24 horas de Le Mans com uma “dobradinha “ dos híbridos Toyota no circuito de la Sarthe. Depois de várias horas na liderança, a última de corrida provou ser dramática para o Toyota TS050  Hybrid #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez. Um furo lento e um erro da equipa a ler os sensores, e a consequente ida à boxe, acabou por ditar a vitória do Toyota TS050 Hybrid #8 de Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso por 16,9 segundos, naquele que é o segundo triunfo consecutivo da TOYOTA GAZOO Racing na prova francesa, que encerra a super-época 2018-19do Campeonato do Mundo de Endurance da FIAA (WEC).

Na 36ª volta, com uma vantagem de mais de 2 minutos, o ecrã no volante do Toyota TS050 Hybrid #7 indicou que havia um furo e José Maria Lopez fez uma paragem para substituir o pneu. Um problema no sensor resultou na identificação do pneu errado, o que significou que o carro saiu da boxe ainda com um furo lento, obrigando-o a uma volta lenta de regresso à assistência, onde os quatro pneus foram trocados. Deste incidente resultou a perda do primeiro lugar e a vantagem dada a Kazuki Nakajima no Toyota #8.

Os três pilotos do TS050 Hybrid #7 controlaram a maior parte da corrida tendo estabelecido a volta mais rápida em Le Mans, com 17,297 segundos. Ficará para a história do automobilismo o facto de Kazuki Nakajima se tornar o primeiro campeão mundial de circuitos do Japão e o bi-campeão da Fórmula 1, Fernando Alonso, será lembrado por ser o segundo piloto a vencer títulos mundiais em duas disciplinas de automóveis diferentes.

O Toyota #7 começou a corrida na “pole position” após a volta de qualificação mais rápida de Kamui Kobayashi, com o carro #8 a arrancar logo na segunda posição. Estava assim preparado o cenário para uma emocionante batalha pela vitória entre os dois Toyota híbridos com 1.000 cv.

Após 12 horas, os dois Toyota TS050 Hybrid estavam separados por apenas 8,6 segundos. Durante a noite, embora os carros estivessem sempre na mesma volta, o carro #7 aproveitou uma importante vantagem quando o carro #8 sofreu de um desequilíbrio aerodinâmico, devido a danos na carroçaria.

À medida que se aproximavam das 24 horas, a diferença permaneceu relativamente estável em torno de dois minutos e o foco mudou para que os dois Toyota chegassem ao final em segurança. Tudo parecia definido até à troca de líder a uma hora do final.

Fernando Alonso (ESP) Sebastien Buemi (SUI) and Kazuki Nakajima (JPN) TOYOTA GAZOO Racing. Le Mans 24 Hours World Endurance Championship 9th to 16th June 2019 Le Mans, France
Fernando Alonso (ESP) Sebastien Buemi (SUI) and Kazuki Nakajima (JPN)
TOYOTA GAZOO Racing.
Le Mans 24 Hours
World Endurance Championship
9th to 16th June 2019
Le Mans, France