TOYOTA GAZOO Racing vence o Rali da Austrália e alcança o título de Construtores
A TOYOTA GAZOO Racing conquistou na Austrália o título de campeão de construtores no Campeonato do mundo da FIA. O piloto finlandês Jari-Matti Latvala brindou a equipa com uma vitória na exigente prova e Esapekka Lappi terminou em quarto lugar da geral, ajudando assim a Toyota a conquistar o título, naquela que é a apenas a segunda temporada desde que regressou aos ralis. É a quarta vez que a Toyota vence o título de fabricantes no WRC e a primeira vez desde 1999.
O Rali da Austrália, a última e decisiva prova do campeonato mundial de ralis FIA, teve início na cerimónia de quinta-feira. Na sexta-feira, os três pilotos da Toyota: Jari-Matti Latvala, Ott Tänak e Esapekka Lappi, demonstraram a velocidade do Toyota Yaris WRC. Latvala completou o primeiro dia de especiais em terra, na terceira posição, com Tänak e Lappi a superar adversidades para ficar em quinto e sexto, respetivamente.
No sábado de manhã a Toyota dominou, com Latvala e Tänak a subirem para o primeiro e segundo lugares, respetivamente. Com vitórias em seis das 10 etapas do dia, Tänak foi capaz de ultrapassar o seu companheiro de equipas e terminou o dia com uma vantagem de 21,9 segundos. Latvala foi confrontado com piores condições, devido à chuva forte nas especiais do final do dia, mas conseguiu manter o segundo lugar com uma margem de 4,4 segundos. Esapekka Lappi terminou o dia na quinta posição da geral. Com este resultado a equipa aproximava-se do seu objetivo de alcançar o campeonato de construtores, enquanto Tänak continuava a pressionar na luta pelo título de pilotos.
A prova de domingo foi caracterizada por especiais de floresta, muito lamacentas e escorregadias, que prejudicaram vários pilotos incluindo Tänak, que teve que abandonar na penúltima especial, depois de uma saída de estrada. Latvala e o seu co-piloto Mikka Antilla não cometeram erros e venceram três especiais conquistando a vitória na prova com 32,5 segundos de avanço. Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing alcançou a sua quinta vitória em 2018. Lappi também venceu uma especial no seu último evento antes de sair da equipa. Na classificação de pilotos: Tänak, Latvala, e Lappi terminaram a temporada em terceiro, quarto e quinto, respetivamente, com Tänak a lutar pelo título de pilotos até ao último dia da prova, num rali em que os três pilotos contribuíram de forma significativa para o título de construtores.