Toyota Gazoo Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance

6 Maio, 2019

TOYOTA GAZOO Racing. World Endurance Championship. 6 Hours of Spa 1st to 4th May 2019 Spa Francorchamps Circuit, Spa, Belgium
TOYOTA GAZOO Racing.
World Endurance Championship. 6 Hours of Spa
1st to 4th May 2019
Spa Francorchamps Circuit, Spa, Belgium

A TOYOTA GAZOO Racing sagrou-se Campeã Mundial de Endurance da FIA(WEC) após a vitória nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a penúltima ronda da temporada 2018-2019. Numa corrida dramática, dominada pela chuva, granizo e até neve, que culminou com a vitória do Toyota TS050 Hybrid#8, a marca conquista o campeonato de construtores pela segunda vez, após alcançar o título em 2014.

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso, no Toyota #8, ampliaram a sua liderança no campeonato de pilotos para 31 pontos, quando resta uma corrida e estão apenas 39 pontos em jogo. Este foi o quarto triunfo da época, que teve início com a vitória precisamente em Spa há 12 meses atrás.

Os pilotos do Toyota TS050 Hybrid#7, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez controlaram quase até meio da corrida, estabelecendo até a volta mais rápida. Depois disso, perderam 11 minutos devido a uma situação com um sensor, terminando em sexto lugar da geral.

Com Mike Conway na pole position no Toyota #7, a corrida do titulo foi marcada, nas primeiras voltas, pela queda de neve. Esta foi a primeira vez que caiu neve numa corrida do WEC, no entanto, a corrida continuou durante cerca de 30 minutos até que as condições forçaram a entrada do safety car. Entretanto, 25 minutos depois e já com sol, a corrida recomeçou com Mike Conway a liderar. Sébastien Buemi, que tinha perdido tempo durante a sua paragem, imediatamente ficou em segundo lugar no Toyota #8, passando para a frente da corrida no final da volta 19.

Pouco depois, uma situação de acidente com entrada do Safety Car foi dramática para ambos os Toyota. Sébastien Buemi foi forçado a fazer uma paragem para abastecer, enquanto a zona das boxes estava fechada, o que, devido aos regulamentos do WEC, significava que a equipa podia abastecer apenas cinco segundos de combustível. Mike Conway, com menor consumo de combustível conseguiu reabastecer e trocar de pneus normalmente, enquanto Sébastien foi forçado a reabastecer logo a seguir, perdendo cerca de um minuto e caindo para décimo lugar. Foi então que Sébastien Buemi lutou e conseguiu chegar ao segundo lugar . Com cerca de duas horas de corrida, Kamui Kobayashi no Toyota #7 e Fernando Alonso no #8 assumiram os comandos.

Num volte face, perto de meio da corrida, Kamui Kobayashi, que liderava com cerca de 50 segundos de avanço, teve um problema de sensor do Toyota #7 que regressou prontamente às boxes onde a equipa corrigiu o problema. No entanto, José Maria Lopez voltaria à pista, com quatro voltas de atraso e em 19º lugar. Kazuki Nakajima herdou a liderança no Toyota #8 mas, a duas horas do fim, uma tempestade de granizo atingiu a pista Belga, obrigando à entrda do Safety Car durante 25 minutos.

Entrando na última hora de corrida, José Maria Lopez lutou para alcançar o sexto lugar, enquanto Fernando Alonso aumentou a vantagem no Toyota #8 dando uma volta de avanço ao segundo classificado. Após nova entrada do Safety Car a corrida terminou alguns minutos mais cedo, devido às más condições climatéricas.

Fernando Alonso ao volante do Toyota TS050 Hybrid #8 acabou por vencer com uma volta de avanço do Rebellion #3 e o carro da SMP Racing #11. Kamui Kobayashi terminou no Toyota TS050 #7 em sexto, e com quatro voltas de atraso.

A TOYOTA GAZOO Racing segue agora para França, para a última prova do campeonato, as míticas 24 horas de Le Mans, que terão lugar no fim de semana de 15 e 16 de junho.

TOYOTA GAZOO Racing. World Endurance Championship. 6 Hours of Spa 1st to 4th May 2019 Spa Francorchamps Circuit, Spa, Belgium
TOYOTA GAZOO Racing.
World Endurance Championship. 6 Hours of Spa
1st to 4th May 2019
Spa Francorchamps Circuit, Spa, Belgium