
Toyota Gazoo Racing SA termina o Dakar 2018 com dois lugares no pódio
A Toyota Hilux da dupla Al Attiyah/Baumel, terminou a 40ª edição do Rali Dakar em 2º lugar e a dupla De Villiers/von Zitzewitz em 3º lugar da geral. No top 10 final terminaram cinco Toyota Hilux.
No dia 20 de janeiro, sábado, na cidade Argentina de Córdoba, a 40ª edição do Dakar 2018 chegou ao fim. Depois de mais de 9.000km e 14 etapas que atravessaram 3 países: Peru, Bolívia e Argentina, a Toyota chegou ao fim da mítica prova com duas Toyota Hilux da Equipa Toyota Gazoo Racing SA no pódio. Para além da equipa oficial da Toyota Gazoo Racing SA, os resultados da marca Toyota foram muito positivos com cinco Toyota Hilux a terminar no Top 10 final, portanto o presidente da Toyota Motor Corporation – Akio Toyoda fez questão de congratular as várias equipas Toyota pelo seu desempenho:
“ Ao enfrentar condições adversas, incluindo vários tipos de terrenos, climas hostis, elevadas altitudes e amplitudes térmicas, as equipas do rali percorreram mais de 9 mil quilómetros ao longo de duas semanas de competição este ano. Antes de mais, gostaria de agradecer a todas as equipas que competiram com um Toyota e que o escolheram para ser o seu companheiro em batalha pela dura corrida, bem como felicitar todos os que terminaram o Rally Dakar de 2018, que diz ser o mais difícil da história. Gostaria de dar os meus parabéns a três equipas em particular: A Team Land Cruiser Toyota Auto Body voltou a sair vitoriosa pelo quinto ano consecutivo na categoria de Produção, a Hino Team Sugawara que também chegou ao primeiro lugar, pelo nono ano consecutivo, com o Hino Ranger na categoria de Camiões (motor de 10 litros ou menor) e a TOYOTA GAZOO Racing South Africa que terminou o rali com a nova Hilux no segundo e terceiro lugar na classificação geral. Mais uma vez, agradeço sinceramente às equipas e todos os envolvidos no Rali Dakar.
Observando as imagens do rali, não pude deixar de me sentir atraído pela natureza dura da estrada e de como a natureza é implacável, e que é realmente possível que os veículos possam circular nestes ambientes. Com inúmeros veículos a serem forçados a abandonar, agradeço o desempenho demonstrado e o potencial dos veículos da Toyota que terminaram o rali competindo em estradas tão difíceis. O Rali Dakar, que vejo no início de cada ano, serve como uma reafirmação do significado das palavras – as estradas fazem os carros. Este ano e no futuro, o Grupo Toyota, como um todo, irá concentrar esforços para continuar a fazer automóveis cada vez melhores ao atravessar a grande variedade de estradas e terrenos em todo o mundo. Gostaria de agradecer apoio de todos.”
Da competição para as estradas, a Toyota Hilux possui uma vasta gama de versões de trabalho e de lazer com a robustez que a caracteriza desde a primeira geração em 1968. Apresentada em 2017, esta oitava geração mantem uma presença dominante no mercado Pick-up global há 50 anos com vendas mundiais acumuladas de mais de 18 milhões de unidades. Para além de líder de vendas na Europa, tem sido também líder de vendas em Portugal.
Para mais informações sobre a TOYOTA GAZOO Racing no Dakar 2018 consulte a página:
https://www.toyota.pt/world-of-toyota/toyotagazooracing/dakarrally.json
Para mais informações sobre o modelo Toyota Hilux siga o link:
https://www.toyota.pt/new-cars/hilux/index.json