TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans

11 Setembro, 2020

A TOYOTA GAZOO Racing procura a sua terceira vitória consecutiva dos seus híbridos nas 24 Horas de Le Mans, com o objectivo assumido, de realizar uma ultima aparição perfeita, com o seu já histórico TS050 HYBRID no Circuito de la Sarthe . A 88ª edição da lendária corrida francesa de 24h, irá arrancar no dia 19 de Setembro 2020 às 14.30H, no entanto, a primeira sessão de treinos terá lugar no dia 17 de Setembro.

O TS050 HYBRID DE 1.000 CV com tração às quatro rodas chegou a duas voltas da vitória na sua estreia em 2016, antes de vencer Le Mans em 2018 e novamente em 2019. Agora, assume o desafio pela ultima vez no final da era LMP1, com o objectivo de um hat-trick que levaria a TOYOTA GAZOO Racing a tomar posse permanente do troféu.

Além de ganhar o seu lugar na história como o primeiro vencedor da TOYOTA em Le Mans e ser o carro mais rápido de todos os tempos no Circuito de la Sarthe, cortesia da volta da “pole position” de Kamui Kobayashi em 2017, o TS050 HYBRID estabeleceu novos padrões em termos d eficiência. Uns impressionantes 60% da energia de travagem é recuperada, entregando cerca de 3000MJ de impulso híbrido ao longo das 24 horas, o que representa um aumento de 150% desde 2012.  Paralelamente, o consumo de combustível foi reduzido em 35% de 2012 a 2019, enquanto os tempos melhoraram, cerca de 10 segundos por volta no mesmo período.

Dois TS050 HYBIRD vão lutar pela vitória na corrida, contra outras quatro máquinas PMP1, nua grelha de partida com 60 carros, no caminho para o objectivo de alcançar o título de Campeão do Mundo de Resistência da FIA (WEC – World Endurance Championship).

Le Mans é a penúltima ronda da temporada 2019-2020 do WEC e a equipa do Toyota TS050 HYBRID #7de Mikey Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López, que venceu no mês passado em Spa, lidera a classificação com 12 pontos de avanço. Sébastien Buemie Kazuki Nakajima, vencedores em Le Mans nos últimos dois anos, e o companheiro de equipa Brendon Hartley, estão em segundo lugar, com 51 pontos disponíveis no fim-de-semana em Le Mans.

Este ano, marca apenas a quarta vez, nos seus 97 anos de história, que as 24 Horas de Le Mans foram agendadas fora do mês de junho; a primeira corrida em 1923 foi em maio, enquanto a edição de 1956 foi realizada em julho e questões domésticas em França forçaram a competição de 1968 a acontecer em Setembro. É, no entanto, a primeira vez que nenhum espectador tem permissão para entrar no circuito, privando o evento de uma atmosfera única gerada por mais de 250.000 fãs apaixonados pelas corridas de resistência.

Esta não é a única alteração à tradição em Le Mans este ano; as actividades populares de fiscalização dos carros no centro da cidade e desfile dos pilotos não terá lugar, enquanto a acção da pista segue um cronograma revisto. Quase 11 horas de treinos e qualificação estão agendadas para quinta-feira, 17 de Setembro, no que promete ser um dia cansativo para pilotos e membros da equipa. Após um treino de uma hora na manhã de sexta feira, a grelha de partida será determinada pela nova sessão designada “hiperpole”, que terá os seis primeiros carros de cada classe a lutar pela primeira posição na grelha de partida.

A TOYOTA irá perseguir a sua sexta pole position, e a quarta consecutiva, obviamente tentando arrancar da melhor posição da grelha para a corrida de sábado, que começa às 14,30H e que vai decorrer na escuridão durante quase metade das 24 horas.

TOYOTA GAZOO Racing.
Le Mans 24 Hours
World Endurance Championship
9th to 16th June 2019
Le Mans, France