Toyota estreia no Salão de Tóquio 2019 ultracompacto eléctrico

17 Outubro, 2019

Primeira mostra de um veículo que será lançado no Japão no final de 2020, como parte integrante do novo modelo de negócios da Toyota focado na popularização de veículos 100% eléctricos (BEV – Battery Electric Vehicle)

Outros BEV da Toyota, incluindo três “Walking Area” eléctricos Toyota “i-ROAD”, estarão disponíveis para experimentar na Zona “OPEN ROAD” do Salão Automóvel de Tóquio de 2019.

A Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciou que irá estrear um novo ultracompacto 100% elétrico (BEV – Battery Eletric Vehicle). O Toyota Ultracompacto Elétrico será apresentado antes do lançamento comercial no Japão em 2020, na exposição especial “FUTURE EXPO” do Salão Automóvel de Tóquio 2019, numa versão de produção. Esta solução de mobilidade, de última geração, foi projetada para fornecer mobilidade de curta distância e limitar o impacto no meio ambiente.

“Queremos criar uma solução de mobilidade que possa apoiar a sociedade envelhecida do Japão e oferecer liberdade de movimento às pessoas em todas as fases da vida”, disse Akihiro Yanaka, chefe de desenvolvimento. “Com este ultracompacto eléctrico, estamos orgulhosos por oferecer aos clientes um veículo que, não só permite maior autonomia, mas também, requer menos espaço, cria menos ruído e limita o impacto ambiental.

O Ultracompacto Elétrico de dois lugares foi projetado especificamente pata atender às necessidades diárias de mobilidade de clientes que fazem viagens regulares de curta distância, como idosos, condutores recém-encartados ou empresários que visitam clientes locais. O veículo eléctrico tem uma autonomia de aproximadamente 100km com uma única carga e a uma velocidade máxima de 60km/h e possui um raio de viragem extremamente curto.

A Toyota combina o lançamento do Ultracompacto Elétrico (previsto para 2020), com um novo modelo de negócio que visa promover a adoção mais ampla de veículos 100% eléctricos. O que inclui examinar todas as etapas da vida útil da bateria, desde o fabrico até à venda, revenda ou reutilização e reciclagem para maximizar o seu valor. No curto prazo, a Toyota irá concentrar-se em iniciativas alargadas de leasing, projetadas para recuperar as baterias usadas para avaliação e reutilização, conforme apropriado em veículos usados, como peças de reposição ou mesmo em aplicações que não sejam automóveis. A Toyota está também a desenvolver serviços periféricos para veículos eléctricos a bateria, como estações de recarga e seguros.

Em acréscimo, a Toyota está a explorar aplicações para os seus BEV compactos e de curta distância, para além da mobilidade individual. Por exemplo, o Ultracompacto Elétrico, em particular, é adequado para atender às necessidades de mobilidade dos municípios que trabalham para criara opções de transporte seguras, sem restrições e ecológicas em comunidades urbanas ou montanhosas. Até ao momento, a Toyota já está envolvida com aproximadamente 100 parceiros corporativos e governamentais para explorar novos modelos de transporte que incluem BEV, como o Ultracompacto Elétrico.

Este modelo da Toyota será exibido na exposição especial “FUTURE EXPO” do Salão Automóvel de Tóquio 2019, entre 24 de outubro e 4 de novembro, juntamente com outro veículo – o “CONCEPT ULTRACOMPACTO ELETRICO para Negócios”, apresentado a 7 de junho 2019. Os visitantes do Salão de Tóquio poderão experimentar uma variedade de soluções de mobilidade BEV ultracompactas da Toyota na exposição  “OPEN ROAD” também no Salão de Tóquio 2019. O Toyota i-ROAD e três BEV “Walking Area” diferentes, para utilização em zonas pedonais, estarão disponíveis para experimentar ao longo de um percurso de 1,5km que liga Aomi a Ariake.