Toyota e Hino desenvolvem camião eléctrico a hidrogénio para a América do Norte

16 Outubro, 2020

Com o crescente interesse em camiões pesados elétricos, a Toyota Motor North America  (TMNA) e a Hino USA concordaram em desenvolver, em conjunto, um camião eléctrico a pilha de combustível (hidrogénio) (FCET) Classe 8 para o mercado norte-americano,

O camião irá aproveitar o recém-desenvolvido chassis da série Hino XL com a comprovada tecnologia de pilha de combustível da Toyota, para oferecer capacidade excepcional de transporte com zero emissões. Esta colaboração consolida o esforço existente para desenvolver um FCET de 25 toneladas para o mercado japonês, anunciado no início deste ano. A chegada do primeiro veículo de demonstração está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Uma versão do Hino série XL movida a pilha de combustível é uma vantagem para os clientes e para a sociedade. Será silencioso, suave e potente enquanto emite apenas água limpa, “ disse Tak Yokoo, Engenheiro Executivo Sénior, da Toyota Research and Development. “Os mais de vinte anos de tecnologia de pilha de combustível da Toyota, combinados com a experiência em camiões pesados da Hino irão criar um produto inovador e competente”.

Alargando a nossa herança de pesados Hino, a tecnologia Toyota Fuel Cell oferece aos nossos clientes um veículo comercialmente viável, de alcance alargado e zero emissões no curto prazo”, disse Glenn Ellis, vice-presidente sénior de experiência do cliente Hino. “ A Hino partilha um foco comum com a Toyota quando se trata de durabilidade, fiabilidade e inovação com o cliente no centro do design, o que torna esta colaboração verdadeiramente vencedora”.

O lançamento do Toyota Mirai em 2014 e o desenvolvimento de veículos a pilha de combustível a hidrogénio zero emissões é parte integrante do Desafio Ambiental Toyota 2050.