
Toyota celebra em Portimão 100 corridas no Mundial de resistência
A TOYOTA GAZOO Racing irá escrever mais uma página nos livros de história quando o hipercarro GR010 HYBRID enfrentar as 8 Horas de Portimão, a segunda ronda do Campeonato Mundial de Resistência (WEC – World Endurance Championship) da FIA de 2021.
O evento de 12 e 13 de junho 2021 em Portugal, marca a centésima corrida da Toyota no Campeonato Mundial de Resistência. Desde a estreia do carro 83C nas Fuji 1000km em outubro de 1983, os protótipos da Toyota participaram em 99 corridas do Campeonato do Mundo, celebrando em Portimão a 100ª prova ao mais alto nível.
Após uma histórica primeira vitória do hipercarro em Spa-Francorchamps, os Campeões do Mundo enfrentam a nova concorrência, da Scuderia Cameron Glicknhaus, que, tal como a Alpine , entra na prova algarvia com um carro.
Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley, no Toyota #8 GR010 HYBRID, lideram a classificação dos pilotos após vencerem em Apa, enquanto Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López, no Toyota #7, iniciaram a sua defesa do título terminando a primeira corrida em terceiro lugar.
Portimão é um novo circuito para o WEC e, por isso, torna-se no 21º circuito em que a Toyota participa em corridas de automóveis desportivos do Campeonato Mundial desde a primeira corrida em 1983, ganha por Derek Bell e Stefan Bellof num Porsche 956. A estreia do primeiro Toyota dedicado ao Grupo C, o 83C, viu Kaoru Hshimo, Keiji Matsumoto e o futuro vencedor de Le Mans, Masanori Sekiya classificar-se em nono, enquanto que a entrada de Derek Daly, Geoff Lees e Toshio Suzuki não aconteceu devido a um acidente no treino.
Através do trabalho árduo, espírito de equipa e melhoria contínua, os resultados e desempenhos progrediram ao longo dos anos seguintes e a Toyota venceu a sua primeira corrida do Campeonato do mundo, com o TS010 em Monza em 1992, na sua terceira temporada completa. Desde essa primeira vitória, ao longo dos vários anos de competição é Sébastien Buemi que conta o maior numero de vitórias para a Toyota, ganhando 18 vezes, para além de ser o piloto que participou em mais corridas ao volante de um Toyota, tendo corrido 60 vezes antes da chegada a Portimão.
Os carros da Toyota ganharam 31 nas suas 99 provas do Campeonato Mundial até agora, terminando no pódio em mais de metade dessas provas, um total combinado de 78 pódios em 56 corridas e a Toyota confirma o seu objectivo de somar Portugal a esse total.
Embora Portimão seja um novo circuito para o WEC, é um local familiar para a TOYOTA GAZOO Racing, que tem utilizado a pista de 4,684km na região do Algarve como local de testes regulares há vários anos. A equipa visitou Portimão pela última vez, em dezembro, quando o GR010 HYBRID completou o seu primeiro teste de resistência.
Sem alterações permitidas aos hipercarros durante a época, os GR010 HYBRID estarão com especificações idênticas às da corrida em Spa. No entanto, engenheiros em Colónia na Alemanha e Higashi-Fuji no Japão passaram as últimas cinco semanas a optimizar afinações e estratégias de controlo dos 2 carros, ao mesmo tempo que abordaram questões técnicas testadas na Bélgica.
Após uma viagem de três dias num camião a partir de Colónia, os GR010 HYBRID serão submetidos a escrutínio e preparativos finais na quinta-feira, antes do primeiro treino na sexta-feira 11 de junho à tarde. Sábado é um dia atarefado de treinos e qualificação, para definir a grelha para a corrida de domingo, que começa às 11H da manhã.
Hisatake Murata, Presidente de Equipa : “ Embora estejamos sempre a olhar para o futuro, para o próximo desafio, para a próxima vitória e para a próxima inovação técnica, é gratificante tirar um momento e olhar para a história da Toyota nas corridas de resistência. Todos na equipa TOYOTA GAZOO Racing sentem orgulho em poder fazer parte destas 100 corridas. Este aniversário dá-nos a oportunidade de desfrutar dessa história e recordar os grandes nomes, as emocionantes corridas e os grandes sacrifícios que fazem parte desta fascinante história. Enquanto celebramos a nossa 100ª corrida, damos as calorosas boas-vindas a Jim Glickenhaus e à sua equipa do WEC para o primeiro evento, que espero, seja um evento emocionante para os fãs. A categoria Hipercarro tem tudo a ver com competições e este ano, começa com Glickenhaus, antes de a Audi, Ferrari, Peugeot e Porsche se juntarem a nós num futuro próximo. Estamos prontos para o desafio, mas vimos áreas a MELHORAR EM Spa. Trabalhamos arduamente nas últimas semanas para continuar a reforçar a nossa fiabilidade e os nossos processos para estarmos prontos para Portimão.”