Toyota Aygo X prologue – Uma visão nova para o segmento A
O Aygo é reconhecido pelo seu design arrojado e único no segmento A. A 17 de março a sede Europeia de design da Toyota, ED², mostra a sua determinação em trazer ainda mais ousadia e arrojo aos que procuram um carro pequeno, com o Aygo X prologue (prólogo do Aygo Cross).
Localizado na Côte d’Azur perto de Nice, em França, o ED² é o estúdio de design Europeu da Toyota. Durante a maior parte do século 21, a Toyota foi líder no segmento A na Europa. Comprometida com o futuro deste segmento, incumbiu à ED² o desafio de dar vida à sua visão europeia do segmento. O desafio era olhar para o segmento com novos olhos. Definir e imaginar o que o segmento A poderia ser para os clientes europeus, atendendo às suas necessidades e desejos. E, para provar que carros que tradicionalmente são chamados de “ponto de entrada” nas marcas podem liderar e ter um design diferenciado.
“Com o Aygo X prologue, acredito que demonstramos que um carro pequeno pode ser grande e ousado em personalidade” refere Ken Billes, Designer Chefe Assistente ED².
Desde o seu lançamento em 2005, o Aygo, o carro mais acessível da Toyota, tem encantado jovens clientes e muitos outros com a sua irreverência e ar divertido.
“Irreverência e diversão sempre estiveram no centro da personalidade do modelo Aygo. Agora, adicionamos ao seu DNA uma pitada adicional de picante”, refere Lance Scott, Diretor de Design ED².
Apelando a um público preocupado com o estilo, o carácter divertido do Aygo e a sua condução envolvente têm atraído novos clientes europeus à Toyota. Mas, o DNA único e o posicionamento irreverente do Aygo permitiram estar sempre à frente da concorrência. Mais do que nunca, os novos clientes da Toyota procuram, ousadia, um design distinto e a possibilidade de se destacar dos demais. Com base no estilo icónico do modelo de segmento A, a ED² decidiu projectar um carro especificamente para estes clientes.
A ED² designou uma equipa dedicada para se focar numa mensagem coerente do início ao fim e convenceram-se rapidamente de que havia uma oportunidade para trazer um design mais ousado e forte. Dessa convicção nasceu o Aygo X prologue.
O nome Aygo sempre simbolizou liberdade e mobilidade pessoal. Com o Aygo X prologue, um carácter mais atrevido é adicionado à receita. É tão divertido e agora tem um toque especial. De todos os ângulos, expressa a sua atitude, com uma personalidade forte e uma postura ainda mais forte. Ao aumentar o tamanho das rodas, o condutor desfruta de uma posição de condução mais alta para uma melhor visibilidade, bem como de maior altura ao solo para qualquer imprevisto na estrada.
Seja visto de frente, de trás ou de lado, o Aygo X prologue destaca-se pela irreverência. Uma execução ousada de dois tons cria um perfil gráfico exclusivo que chama a atenção na estrada, enfatiza a prontidão do carro para entrar em acção. Uma nova linha de tejadilho em cunha também aumenta a sensação dinâmica e dá uma imagem desportiva e mais agressiva. Enquanto na frente ópticas sofisticadas abraçam a zona superior do capot para formar uma asa, na zona inferior do para-choques, enfatizam o tema de hexágono que domina o design e reforçam que o carro está pronto para arrancar, para onde quiser.
Na vida, as cores são fundamentais para as nossas emoções e isso também é verdade no Aygo X prologue. Para dar vida ao conceito mais “picante”, alguns ingredientes apresentaram-se naturalmente. Os quatro primeiros foram malagueta, gengibre, wasabi e pimenta preta. O mais picante de todos é a malagueta. E, ainda, o uso de duas cores foi um convite para levar a paleta de cores a outro nível. No Aygo X prologue, a cor é ainda mais especial com a inclusão de uma fina camada de flocos metálicos azuis na mistura da tinta. O efeito é deslumbrante e foi baptizado “Sparkling Chilli Red” .
“Todos merecem um carro com estilo. Quando vejo o Aygo X prologue, fico muito orgulhosos de dizer que a equipa ED² criou exactamente isto. Estou ansioso por vê-lo revolucionar o segmento”, refere Ian Cartabiano, Presidente da ED².
O Aygo X prologue é uma ilustração ousada do quão forte pode ser a personalidade de um carro pequeno. Com este prólogo, a Toyota imagiou como o segmento A poderia ser apimentado.