Toyota apoia circum-navegação a hidrogénio
A Toyota Motor Europe patrocina o Energy Observer, a primeira embarcação a hidrogénio que se propõe a dar a volta ao mundo.
Após uma parceria de sucesso em França no ano de 2017, a Toyota aumenta o seu apoio ao Energy Observer na sua viagem global.
O Energy Observer é uma das primeiras embarcações com produção de hidrogénio a bordo, a partir de água do mar.
Movido pela propulsão eléctrica do futuro, a embarcação utiliza um conjunto de energias renováveis e um sistema que produz hidrogénio, livre de carbono, que é armazenado abordo.
Energy Observer: uma montra de energia renovável
Lançado em 2017 em Saint-Malo (França), o Energy Observer é mais do que apenas um barco. A embarcação é uma forma de comunicar mensagens positivas e inspiradoras. Para além disso, apresenta soluções energéticas amigas do ambiente. O Energy Observer apresenta tecnologias que irão apoiar as redes de energia de amanhã para torna-las eficientes e aplicáveis em grande escala. É deste modelo, baseado em várias fontes de energia renováveis e armazenamento que a equipa da Energy Observer irá promover na sua tournée mundial.
Tal como na viagem de circum-navegação liderada por Fernão Magalhães, iniciada em 1519, esta viagem é uma odisseia. Num desafio simultaneamente humano e tecnológico, o Energy Observer irá navegar durante seis anos para testar a tecnologia a bordo em condições extremas, levando o primeiro barco de energia autónoma à volta do globo. Além disso, a equipa liderada por Victorien Erussard e Jérôme Delafosse, também procura soluções para promover e liderar uma transição energética ecológica.
A Toyota e o Hidrogénio
O hidrogénio está no centro do projecto Energy Observer, sendo a principal razão para a participação da Toyota Motor Europe. O hidrogénio a bordo de embarcação, permite uma vantagem considerável em termos de termos de peso (cerca de 50%) quando comparado a uma solução de armazenamento exclusivamente a baterias. Utilizado como meio de armazenamento de energia, o hidrogénio é fundamental para ultrapassara a questão do fornecimento intermitente de energia, tanto em terra quanto no mar: para explorar a energia excedente e, assim, ampliar a autonomia das instalações móveis e estacionárias.
Tokyo 2020: um objectivo comum para os dois impulsionadores de Hidrogénio
Após ter navegado junto a França e à Península Ibérica em 2017, a embarcação está a percorrer o mediterrâneo e irá para o norte da Europa em 2019. O Energy Observer tem por objetivo chegar a Tóqui a tempo dos Jogos Olímpicos de 2020.
Victorien Erussard, fundador e capitão da Energy Observer, referiu: “Estamos muito entusiasmados por ter a Toyota Motor Europe a bordo desta missão. Partilhamos a visão do hidrogénio como a chave para acelerar a transição energética, uma visão que desejamos levar para os Jogos Olímpicos de Tóquio.”
“O Energy Observer é uma iniciativa empolgante e nós, na Toyota Motor Europe, estamos muito satisfeitos por estarmos associados a uma equipa tão apaixonante e dedicada. Este projecto demonstra, mais uma vez, as várias utilizações práticas do hidrogénio e que podem ser desenvolvidas à medida que passamos que passamos para uma sociedade de hidrogénio,” comenta Matt Harrison, vice-presidente de marketing e vendas da Toyota Motor Europe.
A Toyota tem sido pioneira na tecnologia de hidrogénio nos últimos 20 anos, ao realizar testes em condições exigentes para garantir que o hidrogénio possa funcionar como uma alternativa prática de combustível. O hidrogénio permite um reabastecimento rápido, uma autonomia significativa e uma óptima experiência de condução sem emissões e a pilha de combustível ajuda a locomover carros, autocarros, camiões e até mesmo empilhadores.
Durante a sua expedição, a equipa do Energy Observer está a produzir um documentário sobre soluções fiáveis e concretas em todo o mundo. A sua viagem e descobertas serão transmitidas através de uma série de 8 episódios no Planéte+ no outono e também uma série para redes sociais.