Toyota APM, um veículo para pessoas com mobilidade reduzida

19 Julho, 2019

Toyota-APM-1Toyota desenvolve “APM” para Tóquio 2020, um veículo acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada

 Veículo de transporte de última milha (last mile), para apoio e socorro de funcionários e visitantes durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

 A Toyota Motor Corporation (Toyota), parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, acaba de anunciar como apoio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, que está a desenvolver um novo e especial produto, o “APM”, Accessible People Mover – um veículo acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, um veículo desenvolvido expressamente para uso nos Jogos.

Através dos Jogos Olímpicos, a Toyota procura proporcionar a todas as pessoas a liberdade de movimentos, de acordo com o seu mote “Mobilidade para todos” (Mobility for All). O APM leva esse desafio ao máximo, ao oferecer uma solução de mobilidade de “última milha” que ajuda a transportar o maior numero possível de pessoas para eventos e locais, incluindo atletas e funcionários envolvidos nos Jogos, bem como a todos os tipos de visitantes com mobilidade reduzida ou condicionada. Podem ser por exemplo: idosos, grávidas, famílias com filhos pequenos e pessoas com deficiência. Prevê-se também que parte da frota de APM, seja usada para apoiar actividades de socorro em eventos/instalações durante o verão. Durante os Jogos, a Toyota irá colocar aproximadamente 200 APM no serviço de apoio ao transporte de visitantes e funcionários em várias instalações, incluindo locais oficiais do evento ou onde são realizadas as competições ou em locais como a Aldeia Olímpica.

Características principais do Modelo Básico:

  • Um modelo 100% eléctrico (BEV) de baixa velocidade e curta distância adequado para o transporte de visitantes e funcionários dentro de grandes áreas do evento/local.
  • Usado por todo o tipo de participantes dos Jogos, incluindo funcionários e atletas, bem como visitantes idosos, pessoas com deficiência, grávidas e famílias com crianças pequenas.
  • O APM contará com três filas de bancos. Na primeira fila estará o banco do condutor, a segunda fila terá capacidade para três pessoas e a terceira fila irá oferecer dois lugares, permitindo uma lotação total de seis pessoas, cinco passageiros e um condutor. Quando utilizado para passageiros em cadeiras de rodas, a configuração pode ser modificada dobrando os assentos para permitir que a cadeira de rodas entre na segunda fila.
  • Pensando na segurança, a posição do banco do condutor foi elevada e localizada no centro, a fim de permitir que o condutor veja os passageiros e possa apoiar nas suas necessidades individuais à medida que entram ou saem do veículo.
  • Os bancos dos passageiros são acessíveis de ambos os lados do veículo, e o projecto geral considera necessidades variadas dos ocupantes, com barras de segurança de ambos os lados para ajudar os passageiros a entrar e sair do veículo, pontos de fixação e rampas para cadeiras de rodas. Fácil acesso e transporte de passageiros em cadeiras de rodas.

Especificações da versão de “Socorro”

  • Partindo do modelo base, metade do espaço da segunda e terceira fila está reservada para uma maca que é presa dentro do veículo
  • O veículo também foi projectado com espaço para permitir que dois funcionários da equipa de socorro fiquem imediatamente adjacentes à maca.