TOYOTA GAZOO RACING inicia época do Campeonato Mundial de Endurance em SPA
A TOYOTA GAZOO Racing já está na Bélgica para a 1ª corrida do desafiante Campeonato Mundial de Endurance FIA 2018-19 (WEC), as 6H de Spa-Francorchamps, que irá decorrer no próximo sábado dia 5 de maio.
Fernando Alonso fará a sua estreia no WEC aos comandos do Toyota TS050 HYBRID #8 com os vencedores da corrida de Spa do ano passado, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María Lopez partilham novamente esta época o Toyota HYBRID #7.
A corrida de sábado em Spa terá lugar a cerca de 120km da sede da Toyota Motorsport GmbH, em Colónia, e marca o início de uma nova era nas corridas de endurance para a TOYOTA GAZOO Racing, uma vez que o desempenho e a eficiência da motorização electrificada com a tecnologia híbrida Toyota será testada como nunca.
Após seis anos de competição com outros fabricantes com motorizações híbridas em LMP1, este ano a Toyota enfrenta oito carros privados, não híbridos, que beneficiam de melhorias significativas de desempenho, como 49% a mais de combustível por volta, mais 37,5% de fluxo de combustível e um peso mínimo menor em 45Kg.
Para competir nestas novas condições é necessário demosntrar novamente o desenvolvimento que levou a uma redução de 35% no consumo de combustível em Le Mans desde 2012. Estes avanços contribuem para os esforços contínuos da Toyota para criar automóveis cada vez melhores para os clientes, num caminho que é materializado pela venda de mais de 11 milhões de automóveis eletrificados com a tecnologia híbrida, desde 1997.
A TOYOTA GAZOO Racing aceitou o desafio e preparou os TS050 HYBRID para a nova temporada, com mais de 25.000Km de testes de inverno na pré-época, onde o objetivo claro será de vencer pela terceira vez no histórico circuito belga.
A Toyota já competiu seis vezes no circuito de Spa sendo considerada pela equipa uma das três corridas de “casa”, tal como Fuji e Nurburgring.
A corrida de Spa é tradicionalmente um “aquecimento” para as 24H de Le Mans em junho, pois oferece a derradeira possibilidade às equipas de competirem com os seus carros antes da maior corrida do ano. Este ano a corrida tem a honra adicional de ser a primeira corrida de uma temporada que inclui oito eventos num total de 84 horas de corridas que terminam novamente em Le Mans em 2019.