Toyota_Supra_Grey_Studio_001

Estreia mundial do Toyota GR Supra – o regresso da lenda

14 Janeiro, 2019

Toyota_Supra_Grey_Studio_006Primeira aparição do novo Toyota GR Supra no NAIAS em Detroit a 14 de Janeiro de 2019;

Moderno design “Condensed Extreme”, que destaca a agilidade da potência, evocando também o romanticismo de estilo clássico da herança de automóveis desportivos da Toyota;

Habitáculo de dois lugares com cockpit perfeitamente focado no condutor, inspirado na sensação e disposição dos monolugares de corrida;

Sistema de propulsão desportiva clássica com  motor turbo comprimido de seis cilindros em linha com 340cv e 500 Nm de binário e tração às  rodas traseiras;

Distância entre eixos curta e vias largas alcançam a #relação de ouro” de 1,55 para uma agilidade fora de série e um comportamento excepcional;

Primeiras entregas aos clientes a partir do final do verâo de 2019;

Primeiro modelo GR global produzido pela TOYOTA GAZOO Racing;

 O novo Toyota GR Supra, quinta geração do lendário desportivo da Toyota e o primeiro modelo GR global a ser produzido pela TOYOTA GAZOO Racing, faz a sua estreia mundial a 14 de janeiro de 2019 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit.

O novo Toyota GR Supra foi concebido como um carro desportivo na sua forma mais pura, sem qualquer compromisso que diminuísse o prazer da experiência de condução. O engenheiro-chefe Tetsuya Tada aderiu à fórmula clássica de motor de seis cilindros em linha montado na dianteira que impulsiona as rodas traseiras, aproveitando a herança das antigas gerações Supra da Toyota e do desportivo original 2000GT. Os entusiastas da condução podem contar com uma mistura emocionante de potência, agilidade e precisão de comportamento, alcançados graças à combinação de uma curta distância entre eixos e de vias largas, peso leve, baiuxo centro de gravidade e carroçaria altamente rígida.

O motor de 3,0 litros beneficia de um turbocompressor twin-scroll e produz 340 cv e 500Nm de binário. Acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, é caracterizado por uma aceleração suave e potente, com grandes quantidades de binário disponível em todo o espectro de velocidade do motor.

A TOYOTA GAZOO Racing foi fundamental para apurar o desempenho deste novo desportivo, trabalhando intensamente na famosa pista de Nürburgring  Nordschleife e nas estradas limítrofes na Alemanha, a fim de alcançar a condução mais ágil, estável e envolvente. Outros testes igualmente prolongados foram realizados em estradas por todo o mundo.

Para ter a certeza de que o carro cumpriu o que prometia, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, testou-o ele próprio em Nürburgring no seu papel de Piloto Mestre antes de dar a luz verde final.

As entregas aos clientes do novo Toyota GR Supra terão inicio a partir do final do verão de 2019, sendo este novo modelo fabricado em Graz, na Áustria.

Design de puro desportivo

Mesmo à primeira vista se torna claro como a herança dos automóveis desportivos da Toyota foi referenciada no design do novo Toyota GR Supra. A influência do 2000GT, em particular, é evidente no capot longo, na carroçaria compacta e no tecto com duas bolhas, enquanto a aparência distinta da quarta geração do Supra é capturada no estilo à frente e atrás, especialmente nas asas traseiras e no arco do spoiler integrado. Os pontos de contacto vão para lá do que os olhos vêem, no entanto, dado que o novo Toyota GR Supra partilha a mesma fórmula clássica de desportivo dos seus celebrados antecessores, com potente motor de seis cilindros montado à frente e na tração traseira. O tema de design do Toyota Supra foi primeiro injectado pela Toyota no dramático concept-car FT-1, estilizado pelo estúdio Calty na Califórnia e revelado em 2014 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit.

O designer-chefe do Toyota Supra, Nobuo Nakamara , deu à sua equipa um breve resumo sobre o conceito  “Condensed Extrema “, evitando propositadamente quaisquer palavras emotivas para que pudessem expressar a sua visão de um desportivo puro e individual materializada num design verdadeiramente original.

“Com o engenheiro-chefe Tada a tentar proporcionar o máximo de prazer de condução, sabia que a minha missão era criar um design que fosse visualmente e fisicamente entusiasmante para os fãs de carros desportivos”, referiu. “Usando uma configuração de motor dianteiro de seis cilindros em linha e tração traseira – algo raramente visto nos carros de hoje – consegui alcançar algo que vai além dos limites da Toyota.

O conceito “Condensed Extreme” diz respeito diretamente ao conceito geral do veiculo., compreendendo três elementos principais: uma curta distância entre eixos, rodas grandes e ampla largura; o tenso habitáculo de dois lugares; um capot longo com uma carroçaria compacta que reflete a combinação de sistema motopropulsor de seis cilindros em linha e tração traseira.

Volante Automotive 2018 // all rights reserved // Do not use without permission
Volante Automotive 2018 // all rights reserved // Do not use without permission

 

Categoria: