CaetanoBus SA lança H2.CITY GOLD, o autocarro Caetano a Hidrogénio

7 Novembro, 2019

Com uma autonomia de 400km[i] e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado europeu no próximo ano.

Este novo autocarro reforça o compromisso da Caetano em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem comprometer a oferta já existente de autocarros eléctricos. A CaetanoBus torna-se na primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.

“A nossa pareceria com a Toyota foi alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares de ambas as partes. Este projecto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida “, refere José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria.

O H2. City Gold tem uma autonomia para 400kms com um só carregamento e esta característica apoia na concretização de uma sociedade descarbonizada, sem comprometer os requisitos operacionais.

“Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas actividades de venda de pilhas a hidrogénio”, revelou o Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TME), Johan van Zyl. “Estou ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projecto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio”, acrescentou.

O H2. City Gold é o novo autocarro Caetano eléctrico a hidrogénio. Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus. O autocarro utiliza a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.

Graças ao rápido tempo de carregamento, em menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas. O H2. City Gold tem uma autonomia de 400km com um só carregamento a hidrogénio, permitindo rotas mais longas. O veículo tem um conjunto de pilhas de combustível Toyota de 60kW e também se destaca pelo motor com uma potência de 180kW.

Destaca-se ainda pela sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade. Disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano.

Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite optimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior para oferecer uma capacidade maior.

O H2. City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% eléctrico, poderá também ser equipado cim uma grande variedade de equipamento de segurança.

Este novo veículo foi desenhado para promover uma experiência intuitiva desde o início ao utilizador. As semelhanças com os veículos convencionais promovem a fácil adaptação.

Os primeiros veículos vão ser entregues em 2020. Este á mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.

O H2. City Gold pode visto na Busworld (Salão exclusivo de Autocarros) na Brussels Expo.

[i]Dependendo do ciclo de condução e requisitos de Ar Condicionado e aquecimento.