Alemanha – Toyota coloca os três Yaris WRC no pódio

26 Agosto, 2019

Yaris_wrc-2019-alemanha_4A TOYOTA GAZOO Racing colocou os seus três Yaris WRC no pódio, alcançado um feito histórico no Rali da Alemanha. Otto Tänak garantiu a votória e aumaneta a sua liderança no campeonato de pilotos para 33 pontos, com Kris  Meeke e Jari-Latvala a preencher  os outros dois lugares do pódio. Com este resultado, a Toyota fica a apenas oito pontos da liderança no campeonato de fabricantes. Este foi um resultado histórico, uma vez que é a primeira vez, em quatro anos, que uma única marca ocupa o pódio numa ronda WRC.

Ott Tänak e o seu co-piloto, Martin Järveoja, lideraram  o rali quase desde o início, conquistando  a sua terceira vitória seguida no exigente evento de asfalto alemão. Depois de uma intensa batalha os Toyota Yaris WRC, superaram o temível campo militar de Panzerplatte na tarde de sábado, onde Meeke  e Latvala subiram para as posições do pódio para nunca mais as largar.

O rali da Alemanha teve início na quinta-feira, dia 22 de agosto, com a super especial de St. Wendeler Land, onde Ott Tänak mostrou logo ao que vinha. O piloto estónio conseguiu o melhor tempo, com Kris Meeke em quinto lugar e Jari-Matti Latvala em sexto.

Na sexta-feira, os três pilotos da Toyota lutaram todo o dia pela liderança ao longo das estradas estreitas e tortuosas da região vinícola do vale do rio Mosela. Ott Tänak terminou o dia na liderança, com um avanço de apenas 2,8 segundos, com os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing entre os cinco primeiros lugares e Kris Meeke e Jari-Matti Latvala envolvidos numa luta renhida pela terceira posição.

Mas foi no sábado que os Yaris WRC mais mostraram o seu domínio. Ott Tänak aumentou a sua liderança de 2,8 para 5 segundos durante a manhã, mas foi com as vitórias em Panzerplatte, durante a tarde, que conseguiu aumentar a sua liderança para 32,4 segundos. Começando o dia em quarto e quinto, respectivamente, Kris Meeke e Jari-Matti Latvala permaneceram firmemente na luta pelas posições do pódio durante toda a manhã. No asfalto de Panzerplatte (41,17 quilometros) continuaram amostrar o poderio do Yaris WRC, subindo para o segundo e terceiro lugares na primeira passagem, para depois reforçar as suas posições nas especiais seguintes.

Nas derradeiras especiais de domingo, as três duplas protegeram as suas posições, com Ott Tänak a vencer o rali por 20,8 segundos, alcançando o seu quinto triunfo do ano. Para Meeke e o seu co-piloto, Seb Marshall, o segundo lugar representa o seu primeiro pódio para a Toyota, enquanto o terceiro lugar para Latvala e Miikka Anttila foi uma repetição do seu resultado anterior, na Finlândia. Foi um resultado perfeito para a Toyota Motorsport GmbH, responsável pelo desenvolvimento do motor do Toyota Yaris WRC e que tem sede nas proximidades de Colônia.

O rali alemão marcou a estreia de Takamoto Katsuta com um WRC. O piloto japonês, acompanhado de Dan Barrit, foi cauteloso e procurou ganhar experiência ao volante de um Yaris WRC, inscrito separadamente, tendo terminado em décimo da geral.

 

Yaris_wrc-2019-alemanha_2

 

 

Categoria: