Toyota Yaris WRC vence Rali da Argentina

3 Maio, 2018

2018 FIA World Rally Championship / Round 05, Rally Argentina / April 26-19, 2018// Worldwide Copyright: Toyota Gazoo Racing WRC

Ott Tänak e a TOYOTA GAZOO Racing garantiram a vitória no Rali da Argentina: a primeira vitória do Estónio com a equipa, em apenas cinco provas  disputadas ao volante do Toyota Yaris WRC. Tänak e o seu co-piloto, Martin Järveoja, dominaram após assumirem a liderança no primeiro dia completo de prova, vencendo 10 etapas na sexta-feira e no sábado, para depois controlar a vantagem nas etapas de domingo, terminando a prova com 3,7 segundos de avanço para o segundo classificado.

Esapekka Lappi terminou o seu primeiro Rali da Argentina no oitavo lugar. O jovem piloto finlandês foi prejudicado por vários furos durante o fim de semana, incluindo outro na primeira especial de domingo que lhe custou dois lugares na classificação geral. Jari-Matti Latvala, que deu provas de grande velocidade no Yaris WRC, foi obrigado a desistir logo na sexta-feira. No final daquela que é considerada uma das mais difíceis rondas do campeonato, Tänak e a TOYOTA GAZOO Racing permanecem em terceiro lugar na classificação de pilotos e fabricantes, no entanto, ambos a aproximarem-se do topo.

O Rali da Argentina começou de forma positiva para a TOYOTA GAZOO Racing logo na super especial nocturna de 1,9km no centro da cidade anfitriã, Villa Carlos Paz. Ott Tänak foi o segundo mais rápido a apenas 0,3 segundos do primeiro, mostrando já a velocidade que iria imprimir nos três dias seguintes de prova. Esapekka Lappi foi o sexto mais rápido, enquanto Jari-Matti Latvala, que foi o mais rápido no “shakedown” de manhã, foi nono. Após um excelente desempenho no seu Toyota Yaris WRC, Ott Tänak terminou o primeiro dia inteiro de rali na liderança. O piloto Estónio venceu cinco das sete especiais de sexta-feira acumulando 22,7 segundos de avanço sobre o segundo classificado. Esapekka Lappi também mostrou  bom ritmo na sua estreia na Argenti9na e terminou o dia em oitavo lugar. Jari-Matti Latvala foi forçado a desistir quando danificou a suspensão do Yaris WRC ao atingir uma pedra. No sábado, Ott Tänak aumentou a sua vantagem para 46,5 segundos após outro dia excecional ao volante do Toyota Yaris WRC. Tal como no dia anterior, Tänak foi o mais rápido em cinco das sete especiais, duplicando a sua vantagem. O seu companheiro de equipa Esapekka Lappi terminou o dia com o segundo melhor tempo na etapa mais longa do evento e subiu para sexto na classificação geral. No último dia da prova Tänak controlou o andamento levando o Yaris WRC até ao lugar mais alto do pódio. Lappi foi mais uma vez infeliz com um furo que o fez descer na classificação de sexto para oitavo lugar.

 

TGR_YarisWRC_Argentina5